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PROJETO BULLYNG Diga Não ao Bullying

Sku: A0020

Categoria: Livros PedagógicosLiteratura

Marca: EDITORA VALE DAS LETRAS

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Descrição do Produto

PROJETO BULLYNG Diga Não ao Bullying Há algum tempo, a discussão em torno do tema bullying tem recebido destaque. Na mídia, profi ssionais da saúde, especialistas no assunto e pessoas famosas comentam suas impressões e pareceres diante desse assunto tão delicado e de proporção mundial. Diante desse desafi o, a Editora Vale das Letras desenvolveu uma coleção para a educação infantil e alfabetização com a intenção de contribuir para a prevenção de situações de bullying na esfera educacional.

Informações do Produto

PROJETO BULLYNG Diga Não ao Bullying Há algum tempo, a discussão em torno do tema bullying tem recebido destaque. Na mídia, profi ssionais da saúde, especialistas no assunto e pessoas famosas comentam suas impressões e pareceres diante desse assunto tão delicado e de proporção mundial. Diante desse desafi o, a Editora Vale das Letras desenvolveu uma coleção para a educação infantil e alfabetização com a intenção de contribuir para a prevenção de situações de bullying na esfera educacional. A coleção é composta por seis livros de literatura, com belas imagens que ilustram, com riqueza de detalhes, situações cotidianas relacionadas, direta ou indiretamente, ao fenômeno bullying. Além disso, a coleção contém um suplemento com material teórico e atividades signifi cativas que visam promover a refl exão sobre o tema, propondo estratégias pedagógicas para a prevenção e intervenção frente a possíveis situações de bullying. A intenção é fornecer para os leitores uma proposta de trabalho que enriqueça ainda mais seus conhecimentos. Desta forma, espera-se que a coleção contribua para a construção e a divulgação de conceitos que tornem o ambiente escolar um lugar de amor, paz, solidariedade, amizade, empatia, tolerância e respeito mútuo. JUSTIFICATIVA: A infância é a fase na qual começamos a aprender muitas coisas, tudo é novo e, nesse momento, começamos a descobrir o mundo e a interagir com as pessoas. É nela que aprendemos a falar, andar, nos comportar, começamos a estudar, entre muitas outras coisas. Na infância, ainda somos muito dependentes dos nossos pais ou responsáveis. A primeira infância é a fase ideal para ensinar a resolução saudável de confl itos em oposição à violência. A personalidade e o caráter são formados até os 6 anos de idade, portanto, é justamente antes disso que temas como respeito, cooperação e diálogo devem ser inseridos. O bullying existe há muito tempo e, para evitá-lo, é preciso que a escola valide os princípios de respeito desde cedo. É comum que as crianças menores briguem com o argumento de não gostarem umas das outras, mas o educador precisa apontar que todos devem ser respeitados, independentemente de se dar bem ou não com uma pessoa, para que essa ideia não persista durante o desenvolvimento da criança. A proposta de nosso projeto é justamente dar apoio aos professores e pais através da literatura infantil, uma das linguagens mais exploradas atualmente. Junto a isso, trazemos sugestões de atividades que poderão ser desenvolvidas com as crianças. FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS Diga Não ao Bulling É necessário que tenhamos a preocupação de transmitir valores tanto na educação infantil quanto na fundamental, de maneira informal às crianças e aos adolescentes, para que eles cresçam e se desenvolvam seguros emocional e socialmente, e para que tomem decisões, busquem sua felicidade e a felicidade coletiva, tenham saúde mental e exerçam mais à frente o papel de educadores das futuras gerações, transmitindo os valores que lhes forem ensinados de maneira que respeitem a subjetividade do indivíduo e mantenham o ritmo de crescimento saudável à sociedade e, verdadeiramente, sejam pessoas livres e felizes.OBJETIVO GERAL: Ampliar o universo cultural das crianças, trazendo novas maneiras de lidarem com seus sentimentos, medos e frustações, o que, consequentemente, promoveria a compreensão do que é bullying, refletindo sobre as suas causas e consequências, e o que ele pode contribuir para o desenvolvimento das crianças no futuro, tornando-as pessoas felizes e transformadoras de uma nova era. Ao mesmo tempo, conscientizar todos os profissionais envolvidos no espaço escolar, para que juntos sensibilizem a comunidade escolar sobre o respeito e a igualdade humana, fazendo com que a escola seja a grande transformadora da sociedade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Conscientizar, de maneira lúdica, situações de bullying entre as crianças. • Promover momentos de reflexão e ação sobre o tema bullying. • Relacionar as atitudes cotidianas das crianças e tecer um paralelo com cada história, a fim de prevenir situações que possam vir a se transformar em bullying. • Reconhecer, por meio da literatura, características que identificam a vítima, o agressor e o espectador em situações de bullying. • Conscientizar as crianças sobre a existência do bullying. • Estimular, nos envolvidos, possibilidades para reverter as situações de bullying. • Oportunizar momentos para as crianças fazerem trocas entre elas sobre o que descobriram com as histórias. • Construir com as crianças textos que estimulem atitudes de empatia, tolerância e solidariedade. FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS Diga Não ao Bulling CONTEÚDOS DO PROJETO: A coleção Diga não ao Bullying é composta por: • 6 livros de literatura – 28 x 28 cm – 24 páginas • 1 suplemento do professor – 20,5 x 27,5 cm – 24 páginas • Embalagem Protetora AS CORES DA ZEBRA: A Zebra sentia-se insegura por causa da sua cor, pois não sabia se era branca ou preta. Infeliz, sofria com as zombarias que recebia da onça e dos outros animais. Felizmente, o macaco branco e a arara presenciaram o que estava acontecendo e, não concordando, procuraram o Rei Leão para que ele achasse uma solução. O TOURO E O PORQUINHO: Na fazenda do seu Deodato, moravam muitos bichos: galos, cães, patos, porcos e um touro. Infelizmente, o porquinho e o touro estão passando por maus momentos na fazenda, já que os animais estão se queixando da sujeira do porquinho e da brabeza do touro. Percebendo a tristeza dos dois, a dona pata, muito amiga, resolveu ajudar dando algumas dicas legais. ZECA NO DIA DO BRINQUEDO: Na fl oresta, a bicharada se divertia no dia do brinquedo. Havia um troca-troca, todos dividindo e compartilhando seus brinquedos. O único que não queria saber de brincar co Diga Não ao Bulling A MENSAGEM DE AUGUSTO: Augusto era um menino de 9 anos muito calado e tímido, que gostava muito de desenhar. No início do ano, estava feliz por começar a estudar em uma nova escola, entretanto, logo no primeiro mês, Vinicius e seus companheiros começaram a persegui-lo e humilhá-lo. Os pais de Augusto, porém, descobriram que ele estava sofrendo e o ajudaram a superar a situação. ME CHAME PELO NOME: Ana Clara era uma menina de 7 anos muito esperta. Descobriu que não era a única menina que se chamava Ana. Ela não gosta quando chamam seus amigos por apelidos ofensivos, mas defende os carinhosos, como o de seu irmão Francisco, que é chamado de Chico. Ana Clara dá um conselho: “Me chame pelo nome”. O PRINCIPE RANIERI: A história se passa em um cenário de contos de fadas onde o príncipe Ranieri vive seus confl itos de relacionamentos em virtude de não sentir-se amado pelo pai, o rei Herculano. Ranieri tem atitudes ofensivas com os mais humildes até que certo dia acontece algo inesperado, o príncipe fi ca preso em uma armadilha. Com isso, o rei Herculano percebe que precisa mudar de atitude para ajudar o fi lho. SUPLEMENTO DO PROFESSOR: O material pedagógico conta com atividades signifi cativas que visam promover a refl exão sobre o tema, propondo estratégias pedagógicas para a prevenção e intervenção frente à possíveis situações de bullying. COMPOSIÇÃO / TÍTULOS Diga Não ao Bulling Discutir as questões ligadas à prática do bullying, com toda a comunidade escolar, é importante, pois proporciona a reflexão e evita que ocorram novos casos de bullying. Esta coleção pretende atuar com professores e alunos, trazendo, através da literatura infantil, um tema muito abordado atualmente: a identificação precoce do bullying pelos responsáveis (pais e professores). As crianças, normalmente, não relatam o sofrimento vivenciado na escola, por medo de represálias e por vergonha; na educação infantil, isto acontece ainda com mais frequência. A observação dos pais e dos professores sobre o comportamento das crianças é fundamental, bem como o diálogo franco entre eles. Os primeiros anos de vida são fundamentais para a formação da personalidade do indivíduo, pois nessa fase ocorre em grande intensidade a relação com os pais e com o meio. Cabe destacar a importância da mãe, pois o relacionamento entre mãe e filho será fundamental para a formação da mentalidade do futuro adulto, mas também a importância da presença do professor, que sempre atua como um exemplo para as crianças. Devemos compreender que os mecanismos de relação entre as pessoas não são perfeitos, portanto, uma relação equilibrada é a ideal. Atualmente, as crianças começam sua vida escolar muito cedo, na educação infantil, e esta também tem sua contribuição para a formação das crianças. A construção dos conhecimentos e aprendizagens inicia no próprio lar e tem sua continuidade no espaço escolar. As linguagens mais importantes são justamente a oral e a escrita, nas quais o professor deve sempre oportunizar momentos de contato com variadas formas de leitura, escrita e rodas de conversas espontâneas. Nesses momentos, o professor poderá explorar e provocar seus alunos a relacionarem as histórias com a realidade do dia a dia. Através da literatura, a ampliação do repertório cultural da criança se ampliará, transformando os momentos de contação de história em momentos de alegria e prazer. 

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